segunda-feira, 19 de setembro de 2011

8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia



Começou ontem, dia 12 de setembro, no Centro de Convenções, a 8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia com tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”.




As Conferências de Saúde constituem espaços democráticos de discussão do SUS, através da Lei 8.142/90, que garante a participação da sociedade civil e organizada, tornando-se instâncias privilegiadas de caráter propositivo e consultivo, que se reúne de quatro em quatro anos, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para formulação da política de saúde em cada esfera de governo.




No cronograma da Conferência Nacional as etapas foram divididas nos seguintes períodos: municipais, 01 de abril a 15 de julho de 2011; estaduais, 16 de julho a 31 de outubro de 2011; Nacional, 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011. A etapa municipal ocorreu em quase 100% do estado da Bahia: dos 417 municípios baianos, 416 realizaram suas conferências, a única exceção foi o município de Anagé. Este foi um recorde de realização de conferências municipais de saúde no Brasil.




Muita desorganização marcou o primeiro dia do evento: a abertura oficial, que estava programada para iniciar às 14h, só começou após às 16 horas. Faltou material (sacola, crachá, manuais) para vários participantes. Os tickets de alimentação não foram distribuídos. Finalmente, no final do dia, o transporte dos participantes para os seus hotéis foi um caos, com total abandono dos responsáveis pela organização, disponibilidade de um pequeno número de ônibus, sendo necessário aguardar mais de uma hora na fila.


 
 
Na solenidade de abertura, estavam presentes o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla e o Governador da Bahia em exercício, Otto Alencar, dentre outras autoridades. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, era aguardado para o primeiro dia da Conferência, mas não compareceu.






Ainda na abertura do evento, moradores do município de Santo Amaro fizeram um protesto, através da formação de uma longa fila com todos vestidos de luto, devido às consequências contaminação por chumbo sofrida pela população da cidade   (Santo Amaro é considerada a cidade mais contaminada por chumbo, no mundo inteiro), além da falta de ações de saúde e resultados para as vítimas da contaminação.







 A conferencia tem como eixo temático:  “Acesso e acolhimento no SUS – desafios na construção de uma política saudável e sustentável” e sub-eixos:


A - Políticas públicas, política de saúde e seguridade social: os desafios da implementação dos princípios da integralidade, universalidade e equidade;

B - Participação, controle social e incremento à ação comunitária;

C - Os desafios da gestão do SUS para a reorientação do sistema de saúde: intersetorialidade; financiamento; pacto pela saúde; relação público x privado; gestão do sistema; gestão do trabalho e da educação em saúde.



O município de Serrinha esteve muito bem representado na Conferência Estadual de Saúde, a delegação do município foi formada por 04 delegados na categoria de usuários, 02 na categoria de gestores e 02 na categoria de trabalhadores. . Dentre eles, estava o médico de saúde da família da ESF de Bela Vista, Dr. Bruno Matos.


Neste segundo dia da 8ª Confere os delegados, que representam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), os trabalhadores da saúde, prestadores de serviço e gestores, reúnem-se para debater as propostas dos eixos temáticos em que estão inseridos. A população poderá acompanhar todo o debate, através da transmissão on-line, no Portal Sesab www.saude.ba.gov.br.

Veja abaixo um vídeo com o hino da Bahia, que foi tocado na solenidade de abertura.



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Newsletter do Blog ESF Bela Vista

O Blog ESF Bela Vista oferece mais um novo recurso para os seus visitantes e seguidores: a Newsletter diária do Blog. 

A partir de agora, você pode se manter informado sobre as novas atualizações de conteúdo do Blog ESF Bela Vista, recebendo uma mensagem por email  no dia em que uma nova postagem for publicada.

Para isto, cadastre seu email no espaço reservado para assinar a Newsletter do Blog - fica na parte superior da barra lateral esquerda. Depois de colocar seu email, clique em assinar. Você será direcionado à uma página de Requerimento de Cadastro de Email do FeedBurner, para confirmar a solicitação de cadastro. 

Para evitar spam, é necessário digitar na caixa de texto a palavra que aparece:


FeedBurner

Requerimento de cadastro de email

Obrigado pela sua solicitação.
drcorrea@gmail.com
…será adicionado à lista de cadastro de emails para “Blog ESF Bela Vista.”

Para prevenir spam, por favor digitar na caixa o texto acima Listen and type the numbers you hear

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Programa de Educação Médica Continuada da AMB




A Associação Médica Brasileira (AMB) disponibiliza, para médicos e estudantes de medicina, o Programa de Educação Médica Continuada, com o objetivo de possibilitar o acesso a conteúdo científico de qualidade e atualizado, através da internet. E o melhor, de forma gratuita. Trata-se de uma enorme contribuição à classe médica nacional, que democratiza o conhecimento e beneficia diretamente a assistência à saúde da população brasileira.


As aulas contam pontos para o Certificado de Atualização Profissional, obrigatório para os médicos renovarem os seus títulos de especialistas, ou para aqueles que necessitam somar pontos para fazer a prova de título em uma especialidade. 



Em cada aula, será disponibilizada uma avaliação prévia e uma avaliação final. Os profissionais que acertarem 70% das questões acumularão crédito de 0,5 ponto, já validado e credenciado pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA), em conformidade com a resolução 1.772/05 AMB/CFM.
Após a conclusão do curso, o médico terá seu crédito computado pela CNA.


Médicos não especialistas também podem realizar as aulas para aprofundamento de seus conhecimentos.


É preciso preencher um formulário de cadastro para ter acesso às aulas dos cursos de EMC. Após o cadastro, um login e senha serão enviados para o seu email. Em seguida, é só começar os seus estudos.



 Estes são os cursos disponíveis:



Atualização em Sepse
Diagnóstico e Tratamento da Dependência e Uso Nocivo do Álcool
Diagnóstico e Tratamento do Tabagismo
Pílulas de Estatística



  
O último curso lançado foi Diagnóstico e Tratamento da Dependência e Uso Nocivo do Álcool, no dia 18 de agosto de 2011, às 15h. Confira abaixo o informe de lançamento do curso:



O alcoolismo é um grande problema de saúde pública no Brasil e em vários países do mundo. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Drogas dos EUA (1997), o uso excessivo de bebida estava presente em 68% dos homicídios culposos, 62% dos assaltos, 54% dos assassinatos e 44% dos roubos ocorridos. De forma relativa à violência doméstica, a mesma pesquisa evidenciou que 2/3 dos casos de espancamento de crianças e das agressões entre marido e mulher ocorrem quando os pais agressores estão embriagados. Segundo dados do Ministério da Saúde, hoje 20% dos pacientes tratados na rede primária bebem em um nível considerado de alto risco, pelo menos fazendo uso abusivo do álcool.



O Programa da Associação Médica Brasileira será disponibilizado por meio de curso online, com o intuito de levar informação atualizada aos médicos de todo o país de forma rápida e gratuita. Ficará disponível no site da AMB (www.amb.org.br). A Comissão de Combate ao Alcoolismo e Drogas é presidida por Ronaldo Laranjeira, professor da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo.



Fonte: AMB - Associação Médica Brasileira







 
Assista ao Vídeo de Apresentação do Programa de Educação Médica Continuada, com a mensagem do presidente da AMB, Dr. José Luiz Gomes do Amaral.

sábado, 3 de setembro de 2011

Principais Problemas - Falta de Participação Popular e Controle Social




Continuando a série Principais Problemas de Bela Vista, falaremos agora sobre a falta de participação popular e controle social. 

Este foi escolhido como um dos principais problemas da área de Bela Vista porque a comunidade participava pouco das atividades da equipe e não exerce nenhum controle social.





Como exemplo, marcamos uma reunião com a comunidade para falar a respeito das características da Estratégia de Saude da Família, além do modo de trabalho da nossa equipe que está inserida nesta estratégia. A reunião tinha como objetivo discutir sobre o funcionamento da Unidade de Saúde da Família de Bela Vista e sobre as atividades e serviços oferecidos pela equipe. A reunião foi programada para acontecer em uma das escolas da localidade, a qual fica próxima à USF. Foi feita divulgação prévia nas unidades de saúde, nas salas de espera, nas visitas domiciliares e também na rádio comunitária. Entretanto, no dia da reunião não compareceu nenhum membro da comunidade - apenas os integrantes da equipe. Após mais de uma hora aguardando sem sucesso a chegada de algum usuário, a reunião foi cancelada.


 



Outra atividade promovida pela ESF de Bela Vista com uma participação popular abaixo do esperado foi a Caminhada e Subida ao Monte de Bela Vista, inclusive já divulgada neste blog. Desta, participaram apenas cinco pessoas da comunidade.


A baixa participação popular costuma gerar desmotivação e descrença na equipe. Afinal de contas, é para a comunidade que as atividades são preparadas e sem a participação dos usurários estas não têm sentido. Entretanto, a ESF de Bela Vista não desistiu e aos poucos está conseguindo mudar esta realidade. Nas duas últimas atividades que realizamos, a I Degustação de Queijos e Vinhos de Bela Vista e a I Caminhada pela Integração e Saúde de Bela Vista e Tanque Grande, obtivemos uma média de 50 participantes.




Outra atividade promovida pela ESF de Bela Vista para estimular a participação popular e controle social é o Program Semanal na Rádio Comunitária. O qual acontece toda segunda-feira às 16 horas. Com uma hora de duração, o programa é realizado através de entrevistas com os profissionais de saúde da equipe. Cada semana é escolhido um tema diferente: já foram realizadas entrevistas sobre participação popular e controle social, aleitamento materno, hipertensão arterial, diabete mellitus, etc. No final da entrevistas, divulgamos o tema do próximo programa. A comunidade participa através de perguntas que são enviadas à sede da rádio ou colhidas na Unidade de Saúde da Família.







Mais uma atividade que realizamos para incentivar a participação popular foi a Votação para Escolha do Principal Problema da Área de Bela Vista, já divulgada neste Blog. Nesta atividade, conseguimos uma grande participação da comunidade: foram coletados 357 votos nas urnas distribuídas em toda a área de abrangência e mais 24 votos na enquete do Blog da equipe, chegando a um total de 363 votos. Estes votos já foram apurados e serão tema de mais uma postagem futura neste Blog.






Finalmente, o próprio Blog da ESF de Bela Vista foi mais uma inicitiva criada para estimular a participação popular, através de comentarios nas postagens, votação nas enquetes e visualização das atividades realizadas. Distribuímos mais de 500 fichas com o endereço do Blog para as pessoas da comunidade. Muitos dos nossos usuários já visitaram o Blog, segundo relatos colhidos na comunidade. Mas, infelizmente, apenas uma minoria da população de Bela Vista conhece o Blog da equipe, pois trata-se de uma área de zona rural, tendo poucas casas com computador e acesso à internet.





Portanto, estamos conseguindo aos poucos superar o problema da baixa participação popular, colocando em prática um dos princípios do SUS: a participação da comunidade no desenvolvimento das ações e serviços do Sistema Único de Saúde. Entretanto, ainda persiste o problema da falta de controle social. Os usuários não realizam a gestão dos serviços de saúde oferecidos pela equipe. Não participam das reuniões e decisões da equipe, não expõem as suas necessidades. Meramente recebem de forma passiva os serviços oferecidos. Não há conselho local de saúde. Na ultima Conferência Municipal de Saúde (vide postagem neste Blog), realizada no dia 13 de julho de 2011, não identificamos nenhum representante dos usuários da área de Bela Vista.






Assim como nos principais problemas da área de Bela Vista relatados anteriormente (vide postagens: Principais Problemas - Hipertensão Arterial Descontrolada ; Principais Problemas - Complicações do Diabetes Mellitus ; Principais Problemas - Baixo Índice de Aleitamento Materno Exclusivo), elegemos as causas e consequência da falta de participação popular e controle social na área de Bela Vista:


Causas:
  • Desconhecimento dos direitos e deveres dos usuários do SUS;
  • Acomodação, descrença na possibilidade de mudanças;
  • Desconhecimento do próprio poder de ação e transformação;
  • Falta de hábito de participar de atividades e ajudar na tomada de decisões;
   
  • Dificuldades em opinar, sugerir, propor, questionar;
  • Falta de interesse da comunidade nas atividades da equipe;
  • Área de zona rural extensa, com distância acentuada entre a maioria das residências e a USF;

  • Dificuldade de deslocamento devido a: 
    • barreiras geográficas (ladeiras e montes);
    • Estradas ruins, sem asfalto, com muita poeira; 
    • Falta de transporte público;
 
Consequências:
  • As atividades coletivas de educação em saúde ficam incompletas e sem sentido, pois são feita para os usuários e necessitam da participação destes;
  • Os usuários perdem a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e informações;
  • Dificuldade em estabelecer vínculo com a comunidade;
  • Desgaste e sobrecarga da equipe: as orientações que poderiam ser passadas coletivamente precisam ser fornecidas de forma individual;
  • A equipe fica desestimulada, aparecendo questionamentos sobre a validade da atividades educativas na comunidade;
  • Desconhecimento da oferta de serviços e do funcionamento da USF: a comunidade não participa da gestão da USF e por isto fica sem saber a forma como a equipe trabalha, não conhece os dias, horários e meios de funcionamento da unidade. Consequentemente, ocorre incompreensão, desentendimentos e conflitos entre usuários e membros da equipe.
  • As decisões da ESF são tomadas sem a participação e conhecimento da comunidade. 
  • A agenda e os serviços ofertados pelos profissionais de saúde são impostos à comunidade, sem ouvir os usuários  sem levar em conta as suas demandas;
  • A percepção da equipe sobre as necessidades de saúde da comunidade pode ser diferente da percepção dos usuários;
  • A equipe determina o que a comunidade precisa em termos de saúde, e não a própria comunidade.
  
 
 



Elaboramos propostas para aumentar cada vez mais a participação popular nas atividades da equipe, além de estimular e incentivar o controle social da comunidade na área de abrangência da ESF de Bela Vista. Algumas destas propostas já foram descritas neste Blog, na postagem Ideias Inovadoras da ESF de Bela Vista.





  




As quatro primeiras propostas já foram implantadas, estão em andamento e fazem parte da rotina de trabalho da ESF de Bela Vista. Em relação à Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, encaminharemos ainda este mês um ofício à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando a impressão de 500 unidades para distribuição em nossa área de abragência. Quanto à criação do Conselho Local de Saúde, apesar de ser um projeto antigo da equipe, este ainda não foi realizado. Com a maior participação popular nas atividades da equipe atualmente, acreditamos que em pouco tempo conseguiremos realizar esta iniciativa. Já foi feito contato com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, quando foi passada a idéia da criação do conselho local de saúde em Bela Vista. Nos próximos três meses, realizaremos reuniões usando como tema o controle social, destacando a necessidade e relevância de um conselho local de saúde na comunidade, em contato direto com o Conselho Municipal de Saúde. Nestas reuniões, vamos preparar o regimento interno e programar a eleição dos conselheiros. A meta da equipe é implantar o Conselho Local de Saúde até o final deste ano.






Estamos abertos a novas ideias para estimular a participação popular e o controle social. Você tem alguma ideia interessante ou experiência de sucesso neste sentido? Compartilhe conosco postando abaixo os seus comentários.












 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Curso de Especialização em Saúde da Família





A Equipe de Saúde da Família de Bela Visa divulga a Abertura do Edital e Inscrição para o Curso de Especialização em Saúde da Família.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, em parceria com a Fundação Estatal Saúde da Família – FESF-SUS, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - SESAB e Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde - COSEMS, em consonância com as diretrizes da Universidade Aberta do SUS - UNA-SUS que foi instituída pelo Decreto Presidencial nº. 7.385 de 08 de dezembro de 2010, torna público o Processo de Seleção de Educandos para o Curso de Especialização em Saúde da Família na modalidade a distância (EAD).



Estão disponíveis 800 (oitocentas) vagas para educandos em todas as microrregiões do Estado da Bahia. As vagas serão oferecidas a profissionais de nível superior que estejam vinculados diretamente à Atenção Básica no Estado da Bahia, atuando como médico, enfermeiro ou cirurgião dentista.

Para a microrregião de Serrinha, estão disponíveis 40 vagas:
15 vagas para médicos, 15 vagas para enfermeiros e 10 vagas para dentistas.




As inscrições serão realizadas no período de 01/09/2011 a 15/09/2011, exclusivamente pela internet, através do preenchimento e envio de Ficha de Inscrição disponível no endereço www.fesfsus.ba.gov.br.

A análise das fichas de inscrição, currículo e documentos comprobatórios valerá de 0 (zero) a 10 (dez) pontos e valorizará:

a) Tempo de experiência na Atenção Básica: máximo de 05 pontos;
b) Tipo de vínculo de trabalho na Atenção Básica: máximo de 05 pontos.

As vagas serão preenchidas, de acordo com a ordem de classificação.




A ESF de Bela Vista parabeniza esta iniciativa para qualificar a Atenção Básica do estado da Bahia, oferecendo a especialização em Saúde da Família para uma quantidade expressiva de profissionais de saúde. Acreditamos que todos vão sair ganhando com esta iniciativa: em primeiro lugar a população, recebendo um atendimento de melhor qualidade por profissionais bem preparados; os próprios profissionais de saúde, adquirindo novos conhecimentos, desenvolvendo-se profissionalmente, obtendo um título de especialização na área em que já trabalham; e finalmente os municípios, contando com uma população mais satisfeita e com profissinais de saúde mais capacitados.

Se você é profissional de saúde (médico, dentista e enfermeiro), não perca esta oporunidade!

Clique aqui para fazer a sua inscrição.




Free xml sitemap generator