À medida que as pessoas chegavam à USF, seus dados antropométricos (peso e altura) eram avaliados e aferida a Pressão Arterial. Em seguida, elas eram convidadas a sentar-se na sala de espera, para aguardar o início das palestras.
A primeira apresentação foi realizada pela dentista da equipe, Dra Alane, a qual trouxe os benefícios da uva e do suco de uva integral para a saúde. A segunda palestra foi realizada pelo do médico da unidade, Dr. Bruno, o qual apresentou os benefícios do vinho para a saúde.
Já mostramos estes benefícios na postagem anterior sobre a atividade, mas vale a pena relembrar:
- ação antioxidante, com aumento significativo da capacidade antioxidante plasmática;
- vasodilatação do endotélio - reduzindo a pressão arterial;
- ação antiagregante plaquetária;
- aumenta a liberação de óxido nítrico pelas plaquetas;
- inibe a liberação de histamina pelos mastócitos;
- redução os níveis plasmáticos de colesterol e triglicerídeos;
- efeito de cardioproteção contra a isquemia-reperfusão;
- proteção contra danos oxidativos em células nervosas;
- aumento da função ventricular pós-isquemia;
- redução da área tecidual afetada nos locais de infarto;
- dimunui a formação de radicais livres;
- aumento da síntese de colágeno;
- promoção da renovação celular cutânea;
- aumento da elasticidade e flexibilidade dos tecidos vascular e articular;
- reduzem o risco de aterosclerose;
- diminui a deposição de LDL nas paredes vasculares;
- associação inversa entre o risco de DCVs (Doenças Cardiovasculares) e o consumo de vinho;
- diminuição de 30% a 40% para doenças coronarianas e 10% a 20% para mortalidade em geral em indivíduos que fazem ingestão considerada moderada de vinho.
Todos ficaram muito impressionados com os dados apresentados, inclusive estudos multicêntricos - alguns com mais de 80.000 participantes, mostrando que o consumo de vinho diminui significativamente a incidência de patologias como a doença de Alzenheimer, infeccções do trato urinário, cálculos renais e protegem até mesmo contra certas neoplasias como câncer de mama, próstata e células renais. Entretanto, deixamos claro que a uva e o vinho não são panacéias universais, não servem para todos os males, e os seus benefícios encontram-se principalmente na prevenção com o consumo habitual, e não no tratamento ou cura de males já instalados.
Além disso, a todo momento foi ressaltado que o benefício está apenas em seu consumo diário moderado, em uma taça de vinho para homens e meia taça para mulheres. O consumo de vinho acima desta quantidade, devido ao álcool, passa a trazer mais prejuízos que benefícios.
Em seguida, foram apresentadas as técnicas de degustação do vinho, incluindo o exame visual (cor, brilho, transparência), o exame olfativo (reconhecimento dos aromas) e o exame gustativo (açúcares, amargor, álcool, acidez, textura). Além da forma correta de se pegar numa taça de vinho.
Foi muito interessante ver os membros da comunidade, a maioria idosos, utilizando os seus cinco sentidos para avaliar o vinho antes de bebê-lo. Todos segurando na haste das taças, colocando o vinho contra a luz para examinar a cor, cheirando o interior das taças para descobrir os aromas, deixando o vinho um tempo na boca, fazendo contato entre a língua e o paladar, para perceber o corpo e os sabores dos vinhos. Foi inclusive perguntado em cada vinho o que lhes lembrava ou parecia cada aroma e muitos citaram: madeira, pepino, maçã, etc.
Foram degustados 02 vinhos tintos e 01 vinho branco (todos secos). Antes de experimentar cada tipo de vinho, foram dadas informações sobre as suas características: procedência, safra, uvas empregadas, teor alcoólico, preço e o que esperar de cada um deles na degustação.
Cada participante recebeu uma taça de vinho em acrílico para experimentar os vinhos, além de copos com água mineral. Houve também a degustação de dois tipos de suco de uva integral. Tudo isto acompanhado de pão integral, uvas, queijo ricota e azeite de oliva.
Ao final, cada participante recebeu como brinde a taça de vinho que usou durante a degustação. Além disso, foi sorteada 01 garrafa de vinho tinto seco e 01 garafa de suco de uva integral (01 litro) entre os participantes que permaneceram até o final da atividade.
Enfim, foi uma atividade emocionante e extremamente válida sob vários aspectos: educação em saúde, mudança de estilo de vida, promoção de hábitos saudáveis, aumento do vínculo entre equipe e comunidade, estímulo à participação popular, inovação, trabalho em equipe multidisciplinar, dentre outros.
Pode parecer incrível, às vezes nem parece verdade, mas realmente aconteceu uma degustação de queijos e vinhos em uma área de zona rural da estratégia de saúde da família. As fotos estão aí para mostrar que é possível fazer diferente, superar as dificuldade e inovar no trabalho em equipe na atenção básica à saúde. E o mais importante, conseguimos mostrar à comunidade que a criação de hábitos saudáveis não está longe de sua realidade. Mostramos que o consumo e degustação de queijos e vinhos não é algo apenas de "gente rica" e "chique", os vinhos apresentados na atividade custam em média R$ 8,00, enquanto um litro do suco de uva integral custa em média R$ 7,50 - portanto dentro das possibilidades da grande maioria dos participantes. E na prática isto se revelou factível: colhemos vários relatos após a atividade, nos quais os participantes informam já terem incorporado o suco de uva e o vinho no seu dia-a-dia, consumindo um copo (ou uma taça) deles durante a refeição.
Para finalizar, gostaria de agradecer aos integrantes da equipe de saúde da família de Bela Vista que contribuíram para a realização da atividade, seja participando do evento ou convidadando e entregando os convites para as pessoas participarem, organizando a mesa ou servindo aos participantes, preparando o orçamento dos materias necessários ou realizando as palestras.
Ana - Agente Comunitária de Saúde
Luiza - Agente Comunitária de Saúde
Nilza - Agente Comunitária de Saúde
Rosa - Agente Comunitária de Saúde
Maria Gilcélia - Auxiliar de Serviços Gerais
Fernada - Auxiliar de Cirurgião Dentista
Valdelice - Atendente de Enfermagem
Rosileide - Auxiliar de Enfermagem
Antonieta - Técnica de Enfermagem
Maria das Graças - Técnica de Enfermagem
Alane - Cirurgiã Dentista
Thyale - Enfermeira
Neviton - Motorista
A todos, meus sinceros agradecimentos, sem vocês esta atividade não seria possível Agradecimentos também a todas as pessoas da comunidade que participaram, sem vocês esta atividade não teria sentido.
Um agradecimento especial à minha esposa, Bruna, a qual também contribuiu muito para a realização desta atividade, tanto antes quanto durante o evento.