domingo, 24 de julho de 2011

I Degustação de Queijos e Vinhos da ESF de Bela Vista





Na próxima quinta-feira, dia 28 de Junho de 2011, às 09:00h, será realizada a I Degustação de Queijos e Vinhos da ESF de Bela Vista. O evento, promovido pela equipe de saúde da família de Bela Vista, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde,   acontece no dia da reunião mensal do grupo de Hiperdia (Hipertensos e Diabéticos).


Já  foram distribuídos convites aos diabéticos e hipertensos da comunidade. O evento também foi anunciado na rádio comunitária. Só faltava divulgar no Blog da equipe, o que estamos fazendo agora.



No dia do evento, inicialmente realizaremos uma palestra para apresentar os benefícios da uva e vinho para a saúde. Haverá a mostra de um vídeo sobre o tema.




Em seguida, serão apresentadas as técnicas de degustação do vinho, para que os participantes aprendam como apreciar melhor a bebida. Incluindo o exame visual (cor, brilho, transparência), o exame olfativo (reconhecimento dos aromas) e o exame gustativo (açúcares, amargor, álcool, acidez, textura).

















Finalmente, haverá a degustação de 02 vinhos tintos e 01 vinho branco (todos secos). Antes, será feita uma apresentação sobre cada tipo de vinho a ser degustado, informando a suas características: procedência, safra, uvas empregadas, teor alcoólico, preço e o que esperar de cada um deles na degustação. Serão dados detalhes também sobre cada tipo de uva presente nos vinhos degustados.







Os vinhos serão colocados em taças de vidro ou acrílico. Ao lado de cada taça de vinho, haverá uma taça ou copo com água mineral.




Além disso, também será oferecido aos participantes: torradas, pão integral, uvas, queijo ricota e azeite de oliva.




Como opção aos vinhos, teremos degustação de suco de uva integral.








Ao final, cada participante receberá como brinde a taça que usou durante a degustação. Além disso, serão sorteadas 02 garrafas de vinho tinto seco, uma garrafa de vinho branco seco e dois litros de suco de uva integral.  

 















Os valores medicinal e nutricional da uva já são conhecidos há milhares de anos. Os egípcios consumiam essa fruta há pelo menos seis mil anos atrás, usualmente na forma de vinho. Na década de 1970, pesquisadores notaram que habitantes de certas regiões da França, consumidores de vinho tinto, apresentavam menor índice de doenças cardíacas do que as outras populações ocidentais, apesar de consumirem mais gordura na sua dieta. Esta observação foi denominada de paradoxo francês. Subsequentemente, as pesquisas confirmaram a presença de altas concentrações de antioxidantes polifenólicos (também conhecidos como flavonoides) na casca das uvas vermelhas, base da produção do vinho tinto.


Os flavonoides possuem ação antioxidante, captadora de radicais livres, inibidora da peroxidação lipídica e da oxidação do LDL, vasodilatadora do endotélio, antiagregante plaquetária, aumentam a liberação de óxido nítrico pelas plaquetas, inibem a liberação de histamina pelos mastócitos e aumentam o nível de antioxidantes como alfa-tocoferol.















Em modelos de animais, os flavonoides demostram efeito de reduzir os níveis plasmáticos de colesterol e triglicerídeos e aumentar significativamente a capacidade antioxidante plasmática.











Foi demostrado também efeito de cardioproteção contra a isquemia-reperfusão e proteção contra danos oxidativos em células nervosas.







Os flavonoides demostraram aumento da função ventricular pós-isquemia, redução da área e formação de radicais livres nos locais de infarto.







Os benefícios foram identificados também em outras áreas, como aumento da síntese de colágeno, promoção da renovação celular cutânea, aumento da elasticidade e flexibilidade dos tecidos vascular e articular.









Os flavonoides presentes nas uvas reduzem o risco de aterosclerose, diminuindo a deposição de LDL nas paredes vasculares.















Estudos epidemiológicos têm demonstrado uma associação inversa entre o risco de DCVs (Doenças Cardiovasculares) e o consumo de vinho, fonte de flavonoides. Em geral, encontra-se uma diminuição de 30% a 40% para doenças coronarianas e 10% a 20% para mortalidade em geral em indivíduos que fazem ingestão considerada moderada desta bebida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free xml sitemap generator