segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Novas Diretrizes para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero




O Ministério da Saúde divulgou as Novas Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento de Câncer de Colo do Útero, durante a abertura da 14ª edição do Congresso Mundial de Colposcopia e Patologia Cervical, ocorrida no Rio de Janeiro, em 04 de julho de 2011. 

Atualmente, o controle do câncer de colo do útero no Brasil, segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, integra as ações prioritárias do Ministério da Saúde. Serão investidos nos próximos três anos, cerca de 5 bilhões de dólares neste tema. 

Entre as principais mudanças que passarão a ser adotadas no Brasil para a pesquisa de lesões precursoras ao câncer, está a ampliação da faixa etária para realização do exame ginecológico preventivo até os 64 anos. A medida visa garantir a realização do exame a um número maior de mulheres pelo sistema público de saúde. Fica mantida a repetição do exame a cada três anos, caso os dois primeiros resultados anuais tenham sido considerados normais. Portanto, não é nessário fazer o exame todos os anos, como muitas mulheres pensam e muitos médicos solicitam. 

As novas diretrizes tratam-se de resultado da revisão e atualização das Condutas Clínicas Preconizadas, publicadas pelo INCA em 2006. Este processo levou cerca de um ano de trabalho, foi realizado por integrantes de uma Rede Colaborativa e é uma das ações previstas no Plano de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Colo do Útero e Mama, lançado pela Presidência da República em Março de 2011, em Manaus
 
As ações de controle do câncer de colo do útero vão além das diretrizes. Um programa de qualificação de ginecologistas, em desenvolvimento e implementação desde 2006, visa promover maior adesão às novas recomendações, visto que a capacitação dos profissionais de saúde da rede pública e privada é um dos passos fundamentais para o sucesso no controle da doença.

Fonte: Ministério da Saúde


Pensando em divulgar este importante conhecimento para os visitantes de nosso Blog, incluindo profissionais de saúde de todas categorias, colocamos abaixo um link para acesso direto ao arquivo completo (em PDF),  com as novas diretrizes.

Cique aqui para fazer o download das Novas Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento de Câncer de Colo do Útero.

Um comentário:

  1. Heya i am for the first time here. I came across this board
    and I find It truly useful & it helped me out much. I hope to give
    something back and aid others like you aided me.

    Feel free to surf to my weblog ... getting pregnant

    ResponderExcluir

Free xml sitemap generator