domingo, 12 de junho de 2011

Capacitação de Equipe - Dengue




No dia 09 de junho de 2011, quinta-feira à tarde, a Equipe de Saúde da Família de Bela Vista recebeu uma capacitação sobre Dengue, realizada pelo médico da equipe - Dr. Bruno Matos.



No dia 25 de janeiro de 2011, Dr. Bruno havia realizado esta mema capacitação para médicos, dentistas e enfermeiros das equipes de saúde da família do município de Serrinha, ficando estes profissionais comprometidos em repassar para as suas equipes o treinamento recebido.



Logo depois, no dia 03 de fevereiro de 2011, a capacitação foi feita para os técnicos de enfermagem do município. Agora, foi a vez da sua própria equipe receber a capacitação, incluindo os agentes comunitários de saúde, auxiliar de consultório dentário, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeira e dentista.


Este não foi o primeiro treinamento sobre dengue que o médico fez para a equipe. No ano passado já havia ocorrido uma capacitação semelhante, mas todos concordaram que valia a pena repetir este ano, como uma forma de relembrar o que havia aprendido e solidificar os conhecimentos sobre a doença.



A capacitação foi feita através de uma apresentação de slides, onde foi destacada a epidemiologia da doença - cuja tendência atual é de aumento dos casos graves e deslocamento da faixa etária mais acomentida para as crianças. Além de informações sobre as características do mosquito transmissor da doença, o quadro clínico, sinais de alerta, grupos de risco, exames, tratamento, etc. 



Como visto nas fotos, também foi feito um treinamento prático sobre a prova do laço para as técnicas de enfermagem da equipe, para que a prova seja realizada em todos usuários com suspeita de Dengue que chegarem à unidade.   






Veja abaixo como realizar a Prova do Laço:






2 comentários:

  1. Parabéns à Equipe de Saúde da Família pelo excelente trabalho que está sendo realizado com a comunidade de Bela Vista. É muito bom visualizarmos estas atividades e sempre acreditar que a promoção e prevenção à saúde é o primeiro passo a ser dado pelos gestores e profissionais de saúde.


    Enfermeira Arlete Santiago

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Arlete, especialmente a você, que trabalha em área de abrangência vizinha à nossa e cujo Blog da ESF de Licuri Ichú-BA serviu de inspiração para a gente fazer o nosso.
    Por falar nisto, já colocamos um link para acesso ao seu Blog na barra lateral à esquerda.

    ResponderExcluir

Free xml sitemap generator