domingo, 17 de julho de 2011

11º Congresso de Medicina de Família e Comunidade - Notícias



O 11º Congresso de Medicina de Família e Comunidade, realizado em Brasília, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, entre os dias 23 e 26 de junho, foi considerado pelos organizadores do evento como um dos mais importantes encontros de Medicina de Família e Comunidade (MFC) no mundo. "Não é exagero dizer isso de um congresso que reuniu aproximadamente 4 mil pessoas ligadas diretamente à MFC e à atenção básica e discutiu temas científicos, políticos e socioculturais de um País com dimensões continentais."





O encontro teve como objetivo reafirmar a Atenção Primária à Saúde como estratégica para a garantia do direito à saúde para todos os cidadãos brasileiros e a medicina de família e comunidade como uma especialidade essencial para o alcance desse objetivo e continuação da estruturação do nosso Sistema Único de Saúde.
O tema do congresso foi: "Medicina de Família e Comunidade: agora mais do que nunca".




Durante o evento, havia 17 salas com programação científica simultânea, quase sempre lotadas pelos participantes. Foram 28 palestrantes convidados internacionais e mais de 200 convidados nacionais. No total, aconteceu a apresentação de 471 comunicações orais coordenadas e a exposição de 1370 pôsteres. Além de atividades complementares, como mostra de contos, fotografias e vídeos. Houve também oficinas com aulas de ioga, tai chi chuan e dança.




Paralelamente ao 11º Congresso de Medicina de Família e Comunidade, aconteceu o 4º Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária.

Segundo o presidente do 11º CBMFC, Sandro Rodrigues Batista:
“Conseguimos trazer uma programação científica de qualidade, mas também envolver um pouco de emoção, no sentido de formar um congresso mais humano, e muito interessante. Precisávamos resgatar um pouco da energia das pessoas, essa capacidade de batalhar, de buscar melhorias para a nossa especialidade, colocar para fora os pensamentos e as emoções.”




Na programação cultural, denominada “Paralelo 14”, coordenada pelo MFC de Brasília (DF) Guilherme Nabuco, os participantes do 11º CBMFC puderam usufruir de diferentes práticas, vivências e encontros que incluem ioga, leitura corporal, meditação, automassagem e dança circular, jogos educativos para a saúde e terapia comunitária. Além disso, os cerca de 4 mil congressistas também têm a oportunidade de acompanhar a III Mostra de Vídeos da Saúde da Família, a III Mostra de Fotografia Saúde da Família e o II Concurso de Contos Saúde da Família.















Na cerimônia de abertura do evento, houve uma homenagem à Barbara Starfield, um ícone da medicina de família e comunidade, falecida 13 dias antes do início do congresso, no dia 10 de junho de 2011.
"Ela inspirou o trabalho de muitos MFCs, sendo exemplo de cuidadora e defensora do exercício da profissão com base no amor e no cuidado ao paciente, por meio do estabelecimento de um elo de confiança e doação de si ao outro."

"Por tudo que representou em vida, por seu legado, Barbara ficará na memória de todos e influenciará a futura comunidade de MFCs e profissionais da APS, em suas obras e na forma como praticou e defendeu uma saúde justa, decente e igualitária."



Barbara Starfield estabeleceu as bases e princípios da APS, deixando como legado várias obras importantes sobre o tema. Uma delas, A tenção Primária - Equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia, está disponível neste link.

É um livro referência sobre o tema, recomendo a leitura para todos aqueles que se interessem por Atenção Primária à Saúde, incluindo profissionais de saúde, pesquisadores, gestores, etc.








Sessão de pôsteres reúne trabalhos de todo o País e traz à tona histórias inusitadas na prática da MFC.




Como já anunciado aqui no Blog, o médico da equipe de saúde da família de Bela Vista participou do 11º Congresso de Medicina de Família e Comunidade, inclusive apresentado dois trabalhos científicos no evento: PÊNFIGO VULGAR EM ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA - RELATO DE CASO e SÍNDROME BURNOUT EM MÉDICOS DO TRABALHO PARTICIPANTES DE CONGRESSO NACIONAL DA ESPECIALIDADE.

O primeiro trabalho foi apresentado em forma de Pôster. Foi distribuída aos participantes do congresso uma versão impressa do pôster e um marcador de páginas com o tema do trabalho, e-mail de contato do autor e endereço do Blog da equipe.


O segundo trabalho científico foi apresentado em forma de comunicação oral coordenada. Assista ao vídeo abaixo com parte da apresentação.





Acabou de sair a publicação dos Anais do Congresso, com o resumo de todos os trabalhos científicos apresentados no evento. Clique neste link  para fazer o download em PDF dos Anais do Congresso.


Congresso em números:
3476 congressistas inscritos
232 palestrantes
26 palestrantes internacionais
850 médicos associados à SBMFC
1050 médicos não associados
22 estandes de expositores
50 colaboradores para os estandes
33 recepcionistas

2 comentários:

  1. Parabéns Dr.Bruno pela brilhante participação no Congresso.
    Sucesso sempre.
    Abraços Paulo,Silvania e Dudu

    ResponderExcluir
  2. Valeu pessoal,
    Muito obrigado pelo comentário.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir

Free xml sitemap generator