segunda-feira, 19 de setembro de 2011

8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia



Começou ontem, dia 12 de setembro, no Centro de Convenções, a 8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia com tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”.




As Conferências de Saúde constituem espaços democráticos de discussão do SUS, através da Lei 8.142/90, que garante a participação da sociedade civil e organizada, tornando-se instâncias privilegiadas de caráter propositivo e consultivo, que se reúne de quatro em quatro anos, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para formulação da política de saúde em cada esfera de governo.




No cronograma da Conferência Nacional as etapas foram divididas nos seguintes períodos: municipais, 01 de abril a 15 de julho de 2011; estaduais, 16 de julho a 31 de outubro de 2011; Nacional, 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011. A etapa municipal ocorreu em quase 100% do estado da Bahia: dos 417 municípios baianos, 416 realizaram suas conferências, a única exceção foi o município de Anagé. Este foi um recorde de realização de conferências municipais de saúde no Brasil.




Muita desorganização marcou o primeiro dia do evento: a abertura oficial, que estava programada para iniciar às 14h, só começou após às 16 horas. Faltou material (sacola, crachá, manuais) para vários participantes. Os tickets de alimentação não foram distribuídos. Finalmente, no final do dia, o transporte dos participantes para os seus hotéis foi um caos, com total abandono dos responsáveis pela organização, disponibilidade de um pequeno número de ônibus, sendo necessário aguardar mais de uma hora na fila.


 
 
Na solenidade de abertura, estavam presentes o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla e o Governador da Bahia em exercício, Otto Alencar, dentre outras autoridades. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, era aguardado para o primeiro dia da Conferência, mas não compareceu.






Ainda na abertura do evento, moradores do município de Santo Amaro fizeram um protesto, através da formação de uma longa fila com todos vestidos de luto, devido às consequências contaminação por chumbo sofrida pela população da cidade   (Santo Amaro é considerada a cidade mais contaminada por chumbo, no mundo inteiro), além da falta de ações de saúde e resultados para as vítimas da contaminação.







 A conferencia tem como eixo temático:  “Acesso e acolhimento no SUS – desafios na construção de uma política saudável e sustentável” e sub-eixos:


A - Políticas públicas, política de saúde e seguridade social: os desafios da implementação dos princípios da integralidade, universalidade e equidade;

B - Participação, controle social e incremento à ação comunitária;

C - Os desafios da gestão do SUS para a reorientação do sistema de saúde: intersetorialidade; financiamento; pacto pela saúde; relação público x privado; gestão do sistema; gestão do trabalho e da educação em saúde.



O município de Serrinha esteve muito bem representado na Conferência Estadual de Saúde, a delegação do município foi formada por 04 delegados na categoria de usuários, 02 na categoria de gestores e 02 na categoria de trabalhadores. . Dentre eles, estava o médico de saúde da família da ESF de Bela Vista, Dr. Bruno Matos.


Neste segundo dia da 8ª Confere os delegados, que representam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), os trabalhadores da saúde, prestadores de serviço e gestores, reúnem-se para debater as propostas dos eixos temáticos em que estão inseridos. A população poderá acompanhar todo o debate, através da transmissão on-line, no Portal Sesab www.saude.ba.gov.br.

Veja abaixo um vídeo com o hino da Bahia, que foi tocado na solenidade de abertura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free xml sitemap generator