terça-feira, 6 de setembro de 2011

Programa de Educação Médica Continuada da AMB




A Associação Médica Brasileira (AMB) disponibiliza, para médicos e estudantes de medicina, o Programa de Educação Médica Continuada, com o objetivo de possibilitar o acesso a conteúdo científico de qualidade e atualizado, através da internet. E o melhor, de forma gratuita. Trata-se de uma enorme contribuição à classe médica nacional, que democratiza o conhecimento e beneficia diretamente a assistência à saúde da população brasileira.


As aulas contam pontos para o Certificado de Atualização Profissional, obrigatório para os médicos renovarem os seus títulos de especialistas, ou para aqueles que necessitam somar pontos para fazer a prova de título em uma especialidade. 



Em cada aula, será disponibilizada uma avaliação prévia e uma avaliação final. Os profissionais que acertarem 70% das questões acumularão crédito de 0,5 ponto, já validado e credenciado pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA), em conformidade com a resolução 1.772/05 AMB/CFM.
Após a conclusão do curso, o médico terá seu crédito computado pela CNA.


Médicos não especialistas também podem realizar as aulas para aprofundamento de seus conhecimentos.


É preciso preencher um formulário de cadastro para ter acesso às aulas dos cursos de EMC. Após o cadastro, um login e senha serão enviados para o seu email. Em seguida, é só começar os seus estudos.



 Estes são os cursos disponíveis:



Atualização em Sepse
Diagnóstico e Tratamento da Dependência e Uso Nocivo do Álcool
Diagnóstico e Tratamento do Tabagismo
Pílulas de Estatística



  
O último curso lançado foi Diagnóstico e Tratamento da Dependência e Uso Nocivo do Álcool, no dia 18 de agosto de 2011, às 15h. Confira abaixo o informe de lançamento do curso:



O alcoolismo é um grande problema de saúde pública no Brasil e em vários países do mundo. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Drogas dos EUA (1997), o uso excessivo de bebida estava presente em 68% dos homicídios culposos, 62% dos assaltos, 54% dos assassinatos e 44% dos roubos ocorridos. De forma relativa à violência doméstica, a mesma pesquisa evidenciou que 2/3 dos casos de espancamento de crianças e das agressões entre marido e mulher ocorrem quando os pais agressores estão embriagados. Segundo dados do Ministério da Saúde, hoje 20% dos pacientes tratados na rede primária bebem em um nível considerado de alto risco, pelo menos fazendo uso abusivo do álcool.



O Programa da Associação Médica Brasileira será disponibilizado por meio de curso online, com o intuito de levar informação atualizada aos médicos de todo o país de forma rápida e gratuita. Ficará disponível no site da AMB (www.amb.org.br). A Comissão de Combate ao Alcoolismo e Drogas é presidida por Ronaldo Laranjeira, professor da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo.



Fonte: AMB - Associação Médica Brasileira







 
Assista ao Vídeo de Apresentação do Programa de Educação Médica Continuada, com a mensagem do presidente da AMB, Dr. José Luiz Gomes do Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free xml sitemap generator