sábado, 18 de junho de 2011

Principais Problemas - Baixo Índice de Aleitamento Materno Exclusivo

A partir de agora, passaremos a detalhar os problemas prioritários da área de Bela Vista, que estão sob votação para a escolha do principal. Não só para ajudar na escolha de quem vai votar, mas também para que todos possam conhecer melhor os problemas da área.

Nos últimos meses, a equipe de saúde da família de Bela Vista realizou, em suas reuniões semanais, uma análise da situação de saúde da área de abrangência, identificando os seus problemas prioritários. Para isto, foram utilizados os dados obtidos em sistemas de informação como o SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica), SSA2 (Situação de Saúde e Acompanhamento das Famílias na Área), PMA2 (Produção e Marcadores para Avaliação), SINASC (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos), SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), SIM ( Sistema de Informações sobre Mortalidade ), ficha A dos ACS e Relatório da Vigilância Epidemiológica Municipal, com o resultado das coberturas vacinais da área de abrangência e prontuários dos pacientes. Apesar da dificuldade em encontrar certos dados e alguns deles estarem desatualizados, foi possível fazer a análise, identificando os problemas prioritários.

  



Um destes dados encontrados, que nos surpreendeu negativamente, foi o baixo percentual de aleitamento materno exclusivo.

Ou seja, dentre o total de mães da nossa área, qual o número daquelas que ofertam o leite materno de maneira exclusiva, sem adição de nenhum outro alimento, até os 06 meses, para os seus filhos.






Através da análise dos dados, descobrimos um percentual de apenas 50 % de aleitamento materno exclusivo. Ou seja, metade das mães da nossa área não oferecem exclusivamente o leite materno até os 06 meses. Este é um problema sério, tendo em vista os benefícios do leite materno, que estas crianças estão deixando de obter.


Vejam abaixo as vantagens do leite materno para a mãe e o bebê:





Nenhum leite de fórmula pode substituir as propriedades originais do leite materno. Mesmo com todas as vitaminas, minerais e suplemento adicionados.

Leite materno é a única nutrição natural, completa e complexa para os bebês, além de promover uma ligação excepcional entre a mãe e o bebê.






Vantagens para o bebê


O leite materno contém todas as proteínas, gorduras, lactose, vitaminas, ferro, minerais, água e enzimas nas quantidades exatas requeridas para o crescimento e desenvolvimento ótimo do bebê.

Os bebês alimentados com leite materno são mais saudáveis. O leite materno contém as substâncias que impedem que as bactérias prejudiciais cresçam nos intestinos e causem infecções gastrointestinais e diarreias.

Os bebês alimentados com leite materno têm menos otites, menos infecções respiratórias, um menor risco de desenvolver alergias, câncer da infância, diabetes infantil e obesidade.
Têm ainda um menor risco da síndrome de morte súbita.

O leite materno está livre de bactérias e têm propriedades anti-infecciosas.

O leite materno está à temperatura ideal e não necessita de nenhuma preparação. Está disponível sempre que o bebê precisa.

Os bebês alimentados com leite materno têm uma menor probabilidade de desenvolver na idade adulta a diabetes, doenças cardíacas, eczemas, asma e outras alergias.

Promove o desenvolvimento intelectual e visual.

Leite materno é mais do que apenas um alimento, realça a ligação emocional entre a criança e a mãe e fornece o calor, o amor e a afeição.


Vantagens para a mãe


A amamentação ao peito reduz o sangramento do pós-parto e as possibilidades de anemia.

A amamentação ao peito ajuda a mãe a recuperar a sua forma física.

A amamentação ao peito atrasa o retorno da fertilidade.

Amamentar diminui a probabilidade de: contrair câncer da mama e dos ovários, e osteoporose.

Amamentar ao peito aumenta a autoconfiança da mãe e uma maior interação com o seu bebe.

Está sempre disponível e conserva a energia, o tempo e o dinheiro.

Os bebês amamentados com leite materno são mais saudáveis, o que se traduz num menor absenteísmo das mães ao trabalho.



Após identificarmos o problema do baixo percentual de aleitamento materno exclusivo, passamos a aprofundar nossa discussão, elegendo as causas e consequências para este problema.



Causas:  
  • Falta de informação/orientação, ou não seguimento das orientações recebidas;
  • Tabus, crenças, costumes e ideias equivocadas: “meu leite é fraco”, “não produzo leite”, “meu leite secou”, etc.
  • Acréscimo de outros alimentos prematuramente, antes da criança completar os 06 meses;
  • Uso de mamadeira, chupeta, etc.;
  • Comodidade e falta de disposição em ofertar o leite materno de acordo com a demanda;

  • Pré-natal ou puericultura não realizados ou incompletos. Falta às consultas.
  • As avós podem influenciar as mães, através de costumes: oferecer chá se a criança apresentar cólica, mingau, farinha ou goma se a criança continuar chorando após a amamentação.

Consequências:
  • Aumento da mortalidade infantil - maior risco de óbito no primeiro ano de vida;
  • Desnutrição infantil; 
  • Crianças com baixa imunidade, devido à falta de anticorpos maternos, com adoecimento mais frequente; 

  • Aumento da frequência de internamento hospitalar das crianças, devido a infecções gastrointestinais e respiratórias; 
  • Crianças com mais alergias aos alimentos;
  • Prejuízo das funções de mastigação, deglutição, respiração e articulações dos sons da fala; 
  • Maior número de problemas gastrointestinais: diarréia, cólicas intestinais, constipação; 



  • Elevação do risco de sobrepeso e obesidade na infância, adolescência e idade adulta; 
  • Ausência do vínculo mãe-bebê promovido pelo aleitamento materno; 
  • Para a mãe: perda da contracepção natural oferecida pelo aleitamento materno exclusivo; maior risco de desenvolver câncer de mama e ovário.





Finalmente, tendo em vista tudo que foi dito acima sobre os benefícios do aleitamento materno exclusivo e as terríveis consequências da falta deste, fica claro que é inaceitável ter apenas 50% das mães de uma área de abrangência da estratégia de saúde da família seguindo este procedimento. Por este motivo, este foi colocado como um dos principais problemas da área de Bela Vista.





2 comentários:

Free xml sitemap generator