domingo, 12 de junho de 2011

11° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade - Apresentação de Trabalhos

Nos próximos dias 23 a 26 de junho de 2011 será realizado, em Brasília, o 11° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Evento organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), que reunirá mais de 3.200 especialistas em medicina de família e comunidade e áreas correlatas de todo o País, convidados internacionais, além de representantes do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS).



O médico da equipe de Saúde da Família de Bela Vista, Dr. Bruno Matos Corrêa, participará do congresso, onde vai apresentar dois trabalhos científicos: SÍNDROME BURNOUT EM MÉDICOS DO TRABALHO PARTICIPANTES DE CONGRESSO NACIONAL DA ESPECIALIDADEPÊNFIGO VULGAR EM UMA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA ESF: RELATO DE CASO. Este último corresponde ao relato de caso de uma paciente, com uma doença rara e muitas vezes letal se não tratada, que reside em nossa área de abrangência e é acompanhada pela ESF de Bela Vista.  Desta forma, o médico apresentará sua experiência, além de divulgar o nome da equipe, comunidade e município onde trabalha, para os participantes do congresso.



Veja abaixo os detalhes dos trabalhos a serem apresentados, incluindo o resumo dos mesmos:
11º CBMFC - Trabalhos

NOME:
Bruno Matos Corrêa
FORMA
Comunicação oral coordenada
TIPO
Pesquisa quantitativa
EIXO
Pesquisa
TÍTULO
SÍNDROME BURNOUT EM MÉDICOS DO TRABALHO PARTICIPANTES DE CONGRESSO NACIONAL DA ESPECIALIDADE
AUTOR PRINCIPAL
BRUNO MATOS CORRÊA
APRESENTADOR
BRUNO MATOS CORRÊA
CORPO DO RESUMO
A Síndrome Burnout é um processo que conduz a uma reposta inadequada do organismo a agentes estressores no trabalho, com implicações emocionais, de caráter crônico, cujos traços principais são: esgotamento físico e psicológico, atitude fria e despersonalizada e sentimento dilacerante de fracasso em relação ao trabalho. É descrita como um incêndio devastador, interno, que reduz a cinzas a energia, as expectativas e a autoimagem de alguém, antes profundamente entusiasta e dedicado ao trabalho. Caracteriza-se pelo acometimento do indivíduo em três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e reduzida realização pessoal. Exaustão emocional refere-se ao sentimento de sentir-se sobrecarregado e esgotado em seus recursos físicos e emocionais. Despersonalização refere-se a uma resposta negativa, insensível ou desinteressada ao trabalho. Reduzida realização pessoal refere-se a sentimentos de incompetência, falta de conquistas e baixa produtividade no trabalho. O diagnóstico de Burnout é definido quando são encontrados escores altos nas duas primeiras dimensões e escores baixos na terceira. As ocupações cujas atividades estão dirigidas a pessoas e que envolvem contato muito próximo, preferencialmente de cunho emocional, são tidas de maior risco ao Burnout. Os médicos estão entre os profissionais mais afetados. Este trabalho tem por objetivo determinar a prevalência da Síndrome de Burnout em médicos do trabalho participantes do 14° Congresso da ANAMT - Associação Nacional de Medicina do Trabalho, utilizando o Maslach Burnout Inventory e questionário de dados sócio demográficos. Realizou-se uma investigação, através de entrevistas estruturadas, com 59 médicos do trabalho, 26 homens e 33 mulheres, participantes do 14° Congresso Nacional da especialidade, no período de 15 a 21 de maio de 2010. Os resultados mostram uma prevalência de Burnout em 18% da amostra. Dentre os médicos do trabalho pesquisados, 44,1% apresentaram nível alto de exaustão emocional, 35,6% nível alto de despersonalização e 25,4% nível baixo de realização pessoal. Demonstrou-se que 83,1% dos médicos do trabalho entrevistados consideram a atividade desempenhada como fator de interferência na vida pessoal, e 10,2% da amostra pensam na possibilidade de mudar de profissão e abandonar a medicina. O estudo enfatiza a necessidade de maior conhecimento da Síndrome Burnout, incluindo seus fatores desencadeantes e moderadores, manifestações e, sobretudo, formas de prevenção, por profissionais de saúde e trabalhadores. Para que estes, especialmente os cuidadores, possam manter-se mentalmente saudáveis. Este trabalho é pioneiro ao abordar a Síndrome de Burnout exclusivamente em médicos do trabalho, mas não é conclusivo, chamando atenção para uma população que precisa ser mais estudada pelos pesquisadores da área.
   
11º CBMFC - Trabalhos
NOME
Bruno Matos Corrêa
FORMA
Comunicação oral coordenada
TIPO
Relatos de experiência
EIXO
Cuidado individual, familiar e comunitário
TÍTULO
PÊNFIGO VULGAR EM UMA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA ESF: RELATO DE CASO
AUTOR PRINCIPAL
BRUNO MATOS CORRÊA
APRESENTADOR
BRUNO MATOS CORRÊA
CORPO DO RESUMO
Pênfigo vulgar é uma doença auto-imune rara, crônica e com elevada morbidade, podendo ser letal em mais de 90% dos casos não tratados. Caracteriza-se por lesões vesiculo-bolhosas que acometem pele e mucosas. Ocorre principalmente entre a quarta e sexta décadas de vida. Cerca de 90% dos pacientes tem envolvimento oral e em geral a enfermidade tem início neste local, com lesões exulceradas, que posteriormente acometem a pele. O diagnóstico é feito pelo exame histopatológico, que evidencia acantólise, com bolhas intraepidérmicas acima da membrana basal. O tratamento de escolha é a corticoterapia, sendo prednisona a droga mais usada. Apresenta-se um caso de pênfigo vulgar em uma paciente de 49 anos, residente em área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família. O quadro iniciou com gengivite, persistindo por dezoito meses. Posteriormente, passou a apresentar lesões vesiculo-bolhosas em mucosa oral, semelhantes a aftas, que se tornaram exulceradas. A paciente procurou diversos profissionais de saúde, sendo prescritos vários antibióticos, anti-inflamatórios e antifúngicos. Mas as lesões persistiram e difundiram-se por toda mucosa oral. Após quatro meses, apresentou lesões vesiculo-bolhosas por todo corpo, com rompimento fácil, devido à pele fina e frágil, exulceração das lesões e formação de crostas. O exame histopatológico, feito após dois meses, evidenciou lesão bolhosa compatível com pênfigo vulgar. Foi iniciada terapia com prednisona, associada, após treze dias, a azatioprina. Evoluiu com melhora acentuada das lesões. Após um ano de seguimento, encontra-se sem surgimento de novas lesões. Entretanto, desenvolveu Diabetes Mellitus, com glicemias de difícil controle, e HAS. Encontra-se em acompanhamento pela equipe de saúde da família, com boa evolução do quadro clínico e controle dos níveis glicêmicos e pressóricos. O relato deste caso demonstra que o pênfigo vulgar, apesar de raro, deve ser conhecido pelos profissionais das ESF, especialmente os dentistas - pois as lesões geralmente iniciam-se na mucosa oral. Primeiro, para que se possa fazer um diagnóstico precoce de uma doença potencialmente letal - os estudos identificam um tempo médio de 24 meses de sintomas antes do diagnóstico. Segundo, porque os pacientes necessitam de acompanhamento prolongado, pois a terapia controla, mas não cura a doença. Terceiro, porque são necessários esclarecimentos e orientações a respeito da doença. Finalmente, porque muitos pacientes perecem pela complicação do tratamento e não pela doença propriamente dita. Neste contexto, a ESF adquire importante função, tendo em vista a proximidade e criação de vínculo, como responsável em promover um cuidado integral e contínuo a estes pacientes.

15 comentários:

  1. Sou feliz por vc ...teu sucesso tb é nossa alegria (FAMILIA FERREIRA MATOS ))...conte comigo qdo precisar DR: BRUNO MATOS CORREA

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Bruno por mais uma vitória em sua vida. Esse é o resultado de muito esforço e amor pelo que faz. Ser médico é sua vocação e a medicina seu grande amor.
    Estamos muito orgulhosos de você!
    Boa Sorte!
    Família Valois Matos

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruno,

    Quanto tempo!!! Como vc esta? Te desejo muitas felicidades pelo seu maravilhoso trabalho. Realmente ter uma maravilhosa esposa ao seu lado , um lindo filho e uma carreira brilhante inspira muitissimo o crescimento pessoal e profissional.

    Um grande abraço ,

    Polliana

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado às famílias Ferreira Matos e Valois Matos pelo apoio e suporte, por sempre estarem ao meu lado nos momentos alegres e tristes. Dedico todas estas conquistas à memória da minha avó Evalda Ferreira Matos, recentemente falecida, a quem devo tudo que sou e realizei. Queria muito que ela estivesse presente, pois sei do orgulho e satisfação que sentiria.

    Bruno Matos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Dr Bruno pelo excelente trabalho que vem realizando em nossa comunidade. Boa sorte no Congresso e na sua carreira.
    Também gostaria de parabenizar a equipe do PSF Bela Vista pelo blog, que nos torna membros participantes da equipe e comunidade.
    Daiane Oliveira Santos

    ResponderExcluir
  6. ritadecassiamatoscorrea15 de junho de 2011 às 13:08

    Bruno, parabens e muito sucesso,Que Deus posa te protejer sempre. Estou feliz por voce.

    ResponderExcluir
  7. Olá Polliana, Daiane e Rita, muito obrigado pelos comentários e mensagens de reconhecimento. Continuem acompanhando o nosso Blog.
    Bruno

    ResponderExcluir
  8. Mauricio Matos Corrêa16 de junho de 2011 às 11:09

    Bruno,

    Parabéns por mais esta conquista. Tenho certeza que muitas outras ainda virão.

    A familia inteira fica feliz e sei que nossa Avó deve estar contando para todo mundo lá no Céu "Este é meu neto!" Só que agora com o apoio de nosso Avô também. Rsrsr.

    Obrigado por nos proporcionar mais esta alegria.

    Ass: Maurício Matos Corrêa

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Dr. Bruno por essa conquista e pode ter certeza que viram outras mais.
    Nós do Pov. de Bela Vista estamos torcendo por você.
    Sucesso !

    ResponderExcluir
  10. Valeu Mauricio, sou muito grato pelo apoio e confiança que a nossa família tem em mim.

    Bruno

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Gabriel,
    fico contente e agradecido pela torcida da comunidade.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Dr. bruno por mais esta conquista.


    Roberto

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Bruno pelo trabalho desenvolvido na comunidade de Bela Vista, pois, se todos os profissionais de saúde pensassem como vc a saúde não estaria na situação que se encontra hoje. Profissional de saúde tem que ter compromisso pela humanidade, assim, como vc!!!

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigado também a Roberto e Tatiane pelos comentários. Realmente é importante ter compromisso e muito gratificante quando temos nosso trabalho reconhecido.

    ResponderExcluir
  15. "Tua caminhada ainda não terminou....
    A realidade te acolhe
    dizendo que pela frente
    o horizonte da vida necessita
    de tuas palavras
    e do teu silêncio.

    Se amanhã sentires saudades,
    lembra-te da fantasia e
    sonha com tua próxima vitória.
    Vitória que todas as armas do mundo
    jamais conseguirão obter,
    porque é uma vitória que surge da paz
    e não do ressentimento.

    É certo que irás encontrar situações
    tempestuosas novamente,
    mas haverá de ver sempre
    o lado bom da chuva que cai
    e não a faceta do raio que destrói.

    Tu és jovem.
    Atender a quem te chama é belo,
    lutar por quem te rejeita
    é quase chegar a perfeição.
    A juventude precisa de sonhos
    e se nutrir de lembranças,
    assim como o leito dos rios
    precisa da água que rola
    e o coração necessita de afeto.

    Não faças do amanhã
    o sinônimo de nunca,
    nem o ontem te seja o mesmo
    que nunca mais.
    Teus passos ficaram.
    Olhes para trás...
    mas vá em frente
    pois há muitos que precisam
    que chegues para poderem seguir-te".
    Charles Chaplin

    ResponderExcluir

Free xml sitemap generator