quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Realizada I Caminhada pela Integração e Saúde Bela Vista e Tanque Grande


Existe, sim, uma atividade física perfeita, fácil e leve de desempenhar, capaz de proporcionar saúde, beleza, boa forma e muito mais: a caminhada. "É indiscutivelmente um dos exercícios mais eficientes, que pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico", garante o fisiologista e personal trainer Fábio Bernardo (SP).


Além de estimular o bem estar, a prática da caminhada acaba com o sedentarismo, que afeta 70% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A hipertensão é uma doença comum que atinge uma grande parcela da população brasileira. Muitas pessoas nem sabem que têm pressão alta, pois, o organismo acostuma-se com os níveis elevados, que, contudo, vão comprometendo em silêncio órgãos como o coração, rins, cérebro e olhos. Mas, dá para evitar esse quadro e até prevenir o aparecimento da hipertensão.


Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. O excesso de açúcar no sangue causa danos nos vasos, levando as várias complicações como cegueira, problemas cardiovasculares, amputação de membros inferiores, impotência e insuficiência renal.


O tratamento não pode ser apenas medicamentoso, é necessário que os pacientes que sofrem dessas doenças pratiquem exercícios físicos, mantenham uma boa alimentação e façam um acompanhamento das taxas de colesterol e glicemia através de exames laboratoriais periódicos.  “A Caminhada do Hipertenso é uma ação coletiva de prevenção, que ajuda a reduzir o número de internações desse grupo. Além de diminuir a mortalidade e aposentadoria precoce”, enfatiza Rafaela de Oliveira.


Benefícios da caminhada:

Emagrece A caminhada aliada a uma boa alimentação pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbio. Queima calorias e, consequentemente, ajuda no controle do peso.

Auxilia no controle do colesterol e da diabetes A caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL). Além disso, pode reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo.

Melhora o humor Deixa a pessoa mais vigorosa e ativa, pois garante a oxigenação do cérebro e, se feito com frequência, libera a endorfina, que também é chamado de hormônio do bem estar, promovendo uma sensação de prazer, disposição e uma maior animação para a vida. Além disso, você pode usar o tempo da caminhada para refletir sobre seus projetos, sua vida.

Deixa os ossos mais fortes As atividades físicas tornam os ossos mais fortes, especialmente a caminhada, já que o grande trabalho se dá nos membros inferiores que sustentam todo o peso do corpo.

Fortalece os músculos Fortalece principalmente os músculos dos membros inferiores e isso pode contribuir, inclusive, a ter uma postura melhor, corrigindo aqueles vícios de má postura e sendo vital para quem sente dores na coluna. É importante ficar atento para a forma correta de se caminhar.

Melhora a respiração A caminhada contribui para estimular os pulmões e isso, juntamente com outros benefícios, melhora o condicionamento físico e conseqüentemente, melhora a respiração, já que oxigena as células do corpo.

Aumenta a circulação do sangue Isso contribui para o controle da hipertensão arterial e também para diminuição do risco de varizes.

Melhora a imunidade do corpo Exercícios feitos regularmente influenciam na imunidade do organismo.

Ajuda a dormir melhor A caminhada, assim como a maioria das atividades físicas, pode contribuir para uma boa noite de sono, inclusive para aquelas pessoas que possuem problemas de insônia.

No intuito de prevenir, mobilizando a população a Equipe de Saúde da Família de Bela Vista realizou nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, I Caminhada pela Integração e Saúde Bela Vista e Tanque Grande com os hipertensos e diabéticos. O evento aconteceu às 7:00 nas unidades Saúde da Família de Bela Vista e Tanque Grande. A ideia é promover a prática de exercícios físicos entre os pacientes atendidos pela unidade com a meta de ampliar a qualidade de vida entre eles.

Como forma de preservar a saúde dos participantes durante a caminhada, foi aferida a Pressão Arterial de cada integrante e após foi realizado o alongamento.

Depois da caminhada os participantes foram agraciados com um café da manhã e um bate papo informal. Durante o café mais informações e dúvidas foram tiradas pelas profissionais da saúde.











Aguardem Postagem com as Fotos.







2 comentários:

  1. Olá.
    Postagem divulgada no blog Teia.
    As demais postagens eu vou divulgando aos poucos .
    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Nós da ESF de Bela Vista ficamos muito gratos pela divulgação constante que o Blog Teia vem fazendo do nosso trabalho.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Free xml sitemap generator