sábado, 28 de maio de 2011

Grupo de Hiperdia - Apresentação da Barra de Cereais

O grupo de Hipertensos e diabéticos de Bela Vista reune-se mensalmente para conversar sobre assuntos de interesse dos seus participantes, como dieta, atividade física, uso de medicamentos, fatores de risco e complicações da doença.


É uma excelente oportunidade de aprendizado, conhecimento, esclarecimento e troca de experiência entre os frequentadores. Aqueles que conseguiram controlar seus níveis pressóricos, passam informações e dicas para os que ainda permanecem com a PA descontrolada.



Seu João, visto na foto acima, é um ótimo exemplo: é um frequentador assíduo do grupo, não perde uma reunião. No início, nada conseguia controlar sua pressão arterial, chegou a usar cinco tipos de medicamentos anti-hipertensivos. Depois que passou a frequentar as reuniões, seguindo as mudanças de estilo de vida discutidas no grupo e uso regular dos medicamentos, conseguiu atingir as metas dos níveis pressóricos, os quais há mais de um ano encontram-se abaixo de 130 x 80 mmHg. Ele faz caminhada diariamente, segue dieta adequada e perdeu peso. Atualmente, só necessita usar dois tipos de anti-hipertensivos para manter a PA controlada.



Um tema frequente nestas reuniões é a dieta adequada para hipertensos e diabéticos. Sempre surgem muitas perguntas e idéias a respeito do uso de sal, café, açúcar, gorduras, bebidas, etc. Em uma de nossas reuniões, como pode ser visto em outra postagem, foi discutida uma dieta para a redução de triglicerídeos, com o fornecimento da dieta impressa para os integrantes do grupo. Dentre os produtos sugeridos na dieta, vários eram desconhecidos pelos participantes. Muitos nunca tinham experimentado itens como barra de cereais, arroz integral, geléia, produtos de soja, etc.


Então, tivemos a idéia de trazer para as reuniões estes produtos, para apresenta-los aos integrantes do grupo. Em cada reunião sendo apresentado um item diferente, para que eles conheçam e experimentem o sabor de alimentos saudáveis. Nas fotos vistas acima, os participantes do grupo de Hiperdia experimentam a barra de cereais. Esta foi muito bem aceita, todos gostaram do sabor e se comprometeram a incorporá-la à sua dieta.


2 comentários:

  1. Olá, boa Noite.
    Sou Enfermeira da ESF no Município de Mauá SP, e gostaria que se vcs estivessem alguns exemplos de dinâmicas que podemos utilizar nos grupos de Hiperdia, Gestante saúde da Mulher... se possível me passem.
    Desde já agradeço atenção
    Abços e parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde.
    Muito obrigado pela visita.
    Que bom saber que já tem colegas de outro estado acessando o nosso Blog!
    Em relação às dinâmicas, nós temos algumas sim, além de muitas idéias inovadoras, que aos poucos vamos colocando aqui no Blog (falta tempo para colocar tudo de uma vez).
    Você poderia passar o seu email para a gente trocar informações.
    A nossa equipe está precisando de um programa, com duração de 06 meses, para um grupo de sobrepeso e obesidade. Estamos planejando a implantação deste grupo para o próximo mês, mas está faltando elaborar este programa, com os detalhes das atividades de cada mês. Se conhecer algum, avise para a gente.
    Ah, continue acompanhando o nosso Blog e divulgue o nosso endereço aí na sua cidade. Ficamos muito gratos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Free xml sitemap generator