domingo, 29 de maio de 2011

Reunião de Equipe

A Equipe de Saúde da Família de Bela Vista reune-se semanalmente, todas as quintas-feiras à tarde.


Todos os membros da equipe participam das reuniões, incluindo médico, enfermeira, dentista, auxiliares e técnicos de enfermagem, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de serviços gerais e agentes comunitários de saúde.


Nos dias de reunião, é feito o planejamento das atividades da equipe, além da organização e avaliação dos serviços de saúde oferecidos à comunidade.


Nos dias de reunião também ocorre a educação permanente da equipe, com a capacitação e atualização dos ACS e equipe de enfermagem. Já realizamos capacitações importantes em temas como: Dengue, Gripe A, Hipertensão, etc.


Nos últimos 06 meses, nossas atividades de educação permanente estavam voltadas à Formação Inicial do Trabalhador (FIT). De acordo com o Manual da FIT, os conteúdos abordados na FIT correspondem àqueles utilizado no Curso Introdutório, que é uma exigência do MS (Portaria 648 GM de 28 de março de 2006) e deve ser realizado por todos os profissionais (Dentista, Enfermeiro, Médico, Técnico de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde - ACS, Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF) que ingressam na Estratégia de Saúde da Família em qualquer município.




Segue abaixo uma tabela com a distribuição da carga horária da Formação Inicial do Trabalhador segundo inserção dos participantes:

Duração
Carga Horária Participantes
6 meses Total: 48 horas presenciais Agentes Comunitários de Saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem e saúde bucal
Total: 96 horas
48 horas à distância
48 horas presenciais
Dentistas, Enfermeiros e Médicos, NASF – outros vínculos
Total: 112 horas
16 horas presenciais iniciais
48 horas à distância
48 horas presenciais
Dentistas, Enfermeiros e Médicos, NASF da FESF
(Fonte: Manual da FIT)

sábado, 28 de maio de 2011

Grupo de Hiperdia - Dieta para redução de Triglicerídeos

Participantes do grupo de hipertensos e diabéticos de Bela Vista recebem impresso com a dieta para redução de Triglicerídeos.



Após entregar a dieta, foi feita uma leitura coletiva da mesma. Incluindo o que usar em cada refeição e a quantidade de cada alimento. Além das substituições possíveis aos itens recomendados.   


Foi estimulado o debate entre os participantes com perguntas como: esta é uma dieta possível de ser seguida? Quais as dificuldades ou facilidades para seguí-la? Quais destes alimentos já são habitualmente usados? Quais deles os participantes nunca utilizaram? Quais gostariam de experimentar?


A partir da declaração da maioria dos participantes de não conhecer determinados produtos como a barra de cereais, arroz integral, produtos de soja, geléias light, etc., tivemos a idéia de trazer estes produtos para as próximas reuniões dos grupos.

Grupo de Hiperdia - Apresentação da Barra de Cereais

O grupo de Hipertensos e diabéticos de Bela Vista reune-se mensalmente para conversar sobre assuntos de interesse dos seus participantes, como dieta, atividade física, uso de medicamentos, fatores de risco e complicações da doença.


É uma excelente oportunidade de aprendizado, conhecimento, esclarecimento e troca de experiência entre os frequentadores. Aqueles que conseguiram controlar seus níveis pressóricos, passam informações e dicas para os que ainda permanecem com a PA descontrolada.



Seu João, visto na foto acima, é um ótimo exemplo: é um frequentador assíduo do grupo, não perde uma reunião. No início, nada conseguia controlar sua pressão arterial, chegou a usar cinco tipos de medicamentos anti-hipertensivos. Depois que passou a frequentar as reuniões, seguindo as mudanças de estilo de vida discutidas no grupo e uso regular dos medicamentos, conseguiu atingir as metas dos níveis pressóricos, os quais há mais de um ano encontram-se abaixo de 130 x 80 mmHg. Ele faz caminhada diariamente, segue dieta adequada e perdeu peso. Atualmente, só necessita usar dois tipos de anti-hipertensivos para manter a PA controlada.



Um tema frequente nestas reuniões é a dieta adequada para hipertensos e diabéticos. Sempre surgem muitas perguntas e idéias a respeito do uso de sal, café, açúcar, gorduras, bebidas, etc. Em uma de nossas reuniões, como pode ser visto em outra postagem, foi discutida uma dieta para a redução de triglicerídeos, com o fornecimento da dieta impressa para os integrantes do grupo. Dentre os produtos sugeridos na dieta, vários eram desconhecidos pelos participantes. Muitos nunca tinham experimentado itens como barra de cereais, arroz integral, geléia, produtos de soja, etc.


Então, tivemos a idéia de trazer para as reuniões estes produtos, para apresenta-los aos integrantes do grupo. Em cada reunião sendo apresentado um item diferente, para que eles conheçam e experimentem o sabor de alimentos saudáveis. Nas fotos vistas acima, os participantes do grupo de Hiperdia experimentam a barra de cereais. Esta foi muito bem aceita, todos gostaram do sabor e se comprometeram a incorporá-la à sua dieta.


sexta-feira, 27 de maio de 2011

História de Bela Vista

No sopé da Serra de São Caetano se instalou um quilombo chamado Flor Roxa. Escravos evadidos do recôncavo e da região, revoltados pela tirania dos senhores, rebelaram-se contra a escravidão. Fugiam e instalavam-se na Serra de Bela Vista. Aquele grupo ali reunido ameaçava o poder dos senhores feudais e o comércio dos escravocratas. A coroa portuguesa tomou as devidas providências, através da Carta Régia, ordenou que o capitão do mato José Joaquim de Araújo se deslocasse de Vila Nova da Rainha (Senhor do Bonfim) e fosse até a Serra de Bela Vista, em Serrinha, reestabelecer a ordem e a paz, prender e por a ferro os quilombolas e seus seguidores, entregando-os aos seus devidos proprietários. Não se tem registro que foi entregue algum escravo fugitivo ao proprietário, isto nos leva a crer que houve um verdadeiro massacre.
O povoado foi fundado por José Antonio de Oliveira, mais conhecido como Cazuza, construindo uma casa para residência, uma escola e um armazém. Comprou um terreno e deixou à disposição da comunidade e dos poderes públicos para a construção de uma praça. Se não fosse a sua iniciativa, Bela Vista seria hoje apenas uma longa rua. Construiu também uma capela católica, três cruzeiros, ensinou música, francês e espanhol, além dos benefícios realizados em seu povoado e ainda cooperou na construção da igreja de outra localidade,Retiro. O nome da comunidade “Bela Vista” surgiu quando Cazuza, encontrando-se no pico da Serra de São Caetano, avistou as poucas casas do recém criado povoado e, admirado com o belo visual, exclamou: “Que bela vista!”.
Antigamente, não havia água encanada nem energia elétrica. Havia apenas uma escola com uma sala de aula. A primeira emissora de rádio surgiu no ano de 1958, era alimentada por bateria de caminhão e o local onde estava instalada se transformava em um verdadeiro auditório, como se estivesse acontecendo um verdadeiro show ao vivo. No ano de 1963, foi inaugurada a energia elétrica a motor, funcionava apenas das 18:00 às 22:00 horas. O meio de transporte era um jipe alugado ou a carroceria dos caminhões.
Embora já houvesse alguns médicos na sede, na zona rural a maioria dos problemas de saúde era resolvida com remédios caseiros, um braço quebrado enfaixava-se em casa. Quase todos os partos eram realizados por parteiras, a mais famosa foi mãe Adelina. Os caixões eram feitos pelos marceneiros da comunidade e construídos na própria casa do falecido. Naquela época, devidos às dificuldades encontradas na localidade, muita gente deixava sua terra natal em direção à São Paulo.
As transformações foram muitas, foi construído um colégio com ensino fundamental e médio. Existem três templos religiosos: católico, Assembléia de Deus e Batista. Duas associações de moradores, com sedes próprias. O posto de saúde foi construído em 1977, com uma atendente de enfermagem, a qual servia de conselheira de saúde por muitos anos. Os moradores tinham muita confiança em seu trabalho. Atualmente, já existe rede de energia elétrica permanente, água encanada, vários carros que fazem transporte para a cidade, rádio comunitária, televisores, telefones fixos e celulares. A comunidade também dispõe de mercearia, mercadinhos, açougues, padaria, bares, casas de material de construção, barbearia, cabelereiro, academia, lan house, campo de futebol e quadro esportiva.

Em relação aos aspectos culturais da comunidade:
O padroeiro da localidade de Bela Vista é São José, sendo comemoradas nos dias 17 a 20 de março, com leilões, barracas, venda de comidas típicas, sorteios, missa.
Outra data importante para a comunidade é a semana santa, na qual é feita uma apresentação da morte de Cristo, subida ao monte de São Caetano, onde tem um cruzeiro e pedra da cangalha. Acontece também queima de judas, lava-pés e fogaréu (procissão).
No São João, formam-se quadrilhas dos colégios e da comunidade, fogueiras, queima de fogos, comidas típicas. Em sete de setembro, acontece desfile de fantasias, com banda escolar. Nos meses de setembro a dezembro, acontecem vários carurus na área de abrangência, em oferta a São Cosme e Damião e Santa Barbara. Em dois de novembro, em decorrência da data de finados, acontece em Bela Vista e Tanque Grande um culto em seus respectivos cemitérios.
Acontecia anualmente apresentação de bumba-meu-boi, mas a mesma não acontece há quase 10 anos. Antigamente, existiam grupos de capoeira, inclusive com escolas que ensinavam capoeira e karatê. Porém, as mesmas estão desativadas há vários anos. Havia também um grupo de Alcóolicos Anônimos, mas não funciona há cerca de dez anos.
Em termos de religião, as principais são Católica, Assembleia de Deus e Batista. Existem também muitas rezadeiras e benzedeiras. Em uma das localidades (Tanque Grande), existia um terreiro de Candomblé, mas foi desativado há cerca de cinco anos.
Free xml sitemap generator